Instituto Pensar - Moraes é o novo relator do caso de interferência de Bolsonaro na PF

Moraes é o novo relator do caso de interferência de Bolsonaro na PF

por: José Jance Marques 


Reportagem do jornal O Globo registra que o ministro Alexandre de Moraes é o novo relator do inquérito em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar se houve interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF). Com a definição, o ministro vai acumular três investigações envolvendo o presidente ou apoiadores do governo- Moraes também é titular dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

A apuração sobre a possível interferência na PF era conduzida pelo ex-ministro Celso de Mello, que se aposentou na semana passada. Em uma de suas últimas ações na Corte, Celso votou a favor do depoimento presencial de Bolsonaro à PF, mas a questão ainda vai ser decidida pelo plenário.

Sorteio para relator

O presidente da Corte, Luiz Fux, determinou a redistribuição. Caso não houvesse, a investigação passaria a ser atribuição do novo ocupante da vaga, provavelmente o desembargador Kassio Marques, que foi indicado por Bolsonaro e será sabatinado hoje na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

In Fux we truste

Fux tomou a decisão após um pedido do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, também parte no inquérito. Já havia um precedente no STF: em 2017, quando morreu o ministro Teori Zavascki, que cuidava dos processos da Operação Lava-Jato, houve sorteio, e Edson Fachin se tornou o novo relator. A vaga aberta na Corte viria a ser ocupada por Moraes, que ficou com a maior parte dos processos de Teori, mas não com a Lava-Jato.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: